Guitarrista de pegada forte, EDSON TRAVASSOS tem sua formação musical baseada principalmente no blues, passando por influências que remetem ao swing, ao rockabily, ao funk, ao soul e ao rock. Iniciou seus estudos musicais de forma auto-didata no contra-baixo, instrumento que tocou até os 15 anos, época na qual se descobriu guitarrista e deu início a seus estudos musicais na "Musiarte", escola em Copacabana dirigida por Isidoro Kutno, com metodologia baseada no material do GIT e da Berklee (EUA).

Trocando o Rio de Janeiro pela Capital Federal em 1994, fundou o MANIFESTO BLUES, seu principal projeto musical até hoje. Em 1999, a convite de Guigui Trotta, "gaitista universal" nas palavras de Nuno Mindelis, ingressou na banda CACHORRO CEGO, com a qual gravou os CDs "Família que briga unida permanece unida" e "Cachorro Cego II", venceu o concurso nacional de bandas promovido pelo programa "Ultrasom" da MTV, e teve veiculado os clipes "Mary Juana Blues" e "Véio" naquela emissora.

Atualmente, divide sua atenção musical entre o MANIFESTO BLUES, que acabou de lançar o CD "BLUZ'IN", e o EDSON TRAVASSOS BLUES TRIO, power trio sediado em São Luís-MA, que tem por objetivo fomentar a cena "bluseira" local.

Sua característica mais marcante é sua busca incansável pelo timbre perfeito, que aliada a uma profunda sensibilidade artística, faz com que sua guitarra pareça estar viva enquanto ri, chora, lamenta, grita, sussurra e se entrega subjugada em suas mãos.

Além da música, suas paixões são as guitarras, a Filosofia, sua família, velejar e escrever.