Equipamento atual      As guitarras da minha vida      Algumas dicas sobre guitarras      Algumas dicas sobre 'Amps"

     

 O Timbre

O instrumento de um músico é o meio pelo qual ele se comunica, expressa seus sentimentos, seus desejos, suas alegrias, tristezas e frustrações. É com o seu instrumento que ele chora, ri, grita. briga, pede desculpas, dá uma gargalhada, um suspiro, ou mesmo sussurra palavras de amor.

O timbre de um músico é sua voz. Ele nos diz muito da personalidade do músico e de sua música. Ele é mais um dos instrumentos de sedução de que um músico dispõe. Ele é único, pessoal, instransferível. Por mais que tentem imitá-lo, não conseguirão. Pois é a voz daquele músico. O timbre de um músico está nos seus dedos, nas suas mãos, na sua pegada, no seu coração. O timbre de um músico é gerado pelo seu desejo de se expressar, pela sua forma de ver a vida, por todas as suas influências, toda a sua bagagem, tudo o que viveu e tudo o que ainda espera viver. Ele se concretiza no ato de tocar, quando músico e instrumento se fundem em uma só expressão da música.

É claro que o instrumento faz parte dessa mistura, e como tal, colabora com suas cores e características. Mas se um músico realmente consegue se expressar, se ele realmente toca com sua alma, seu coração, seu instrumento refletirá o seu íntimo, e sua voz será única. Dê a B. B. King o mesmo equipamento de Stevie Ray, e só o que você ouvirá será o som de B. B. King. E vice-versa. Pois eles, assim como outros mestres da música, tocam com a alma, com o âmago de seus corpos, com cada fibra de seu ser. Por isso, seus sons são únicos, suas notas são únicas e seus timbres são únicos. Não é preciso mais do que uma palavra para reconhecer quem está falando. Não é preciso mais do que uma nota para reconhecer quem está tocando com a alma.

 

   Esta seção é destinada a guitarristas, como uma contribuição às pesquisas daqueles que se empenham na árdua procura de sua voz, de seu "timbre ideal". Em minha busca, perdi muito tempo e dinheiro (e ainda perco!) comprando e vendendo equipamentos, na base da tentativa e erro, até encontrar os sons que me agradam, aqueles que eu tanto busco. Já achei alguns, e outros tantos eu ainda procuro. Nessa busca, o que muito me ajuda é ler entrevistas com outros guitarristas, tanto sobre sua forma de tocar, de ver a música, quanto sobre seus equipamentos. Assim, de forma a dar uma pequena contribuição àqueles que se interessarem, planejei esta área no site, para trocar informações com outros guitarristas durante essa nossa jornada.